A Motivação na Escolha das Cores

O texto postado aqui é de autoria da Designer e Consultora de Cores Bete Branco. Achei-o interessante e gostaria de compartilhar com voces. Não representa minha opinião fechada mas faz a gente pensar no assunto..... Leiam e reflitam e compartilhem o que voces acharam.

As nossas escolhas de cores, seja para automóveis, roupas ou quaisquer outros utensílios pessoais, são sempre guiadas por duas motivações: a nossa identificação pessoal com a cor escolhida, ou a nossa necessidade de compensar uma imagem ou uma auto-estimulação com aquela cor.
Por exemplo: uma pessoa escolhe um automóvel vermelho porque tem uma personalidade bem marcante, determinada, de arrojo, apaixonada, um tanto agressiva, etc, que são características compatíveis com a cor vermelha, ou escolhe um automóvel vermelho porque é tímida, porque se acha indiferente e desencorajada e se sente naturalmente motivada ou compensada pela imagem transmitida pelo vermelho.
Naturalmente a representatividade de cada cor assume leituras um pouco diferentes dentro de outras culturas ou outras épocas, mas em geral sua mensagem é constante.
Automóveis pretos e vermelhos sempre estão associados ao arrojo, atrevimento e até a uma certa agressividade. Você geralmente os verá entre aqueles que vivem “costurando” o trânsito, impacientemente, nos engarrafamentos!
Automóveis prata, grafite e similares tomam conotação de modernidade, porém, sem agressividade .
Automóveis em tons clássicos e mais escuros como o verde garrafa, o azul marinho, o dourado, o vinho e outros nessa faixa, simbolizam elegância e sobriedade basicamente. Observe: num engarrafamento, os motoristas dos automóveis verde garrafa aparentam a calma daqueles que sempre saem com a antecedência necessária para não perderem o controle e a elegância; oportunamente aproveitarão inclusive para ler a coluna econômica de seu jornal durante os minutos de maior estagnação do trânsito.
O branco, quando não é escolhido apenas por conveniência de preço e praticidade, mas sim pelo estilo que aparenta, ostenta sofisticação e elegância com certa altivez, inclusive. Não raro conduzirão personalidades reluzentes!
As cores de época, geralmente mais chamativas e alegres costumam ser a opção de pessoas descomprometidas com um estilo, que compram pelo impulso do momento e não se demoram em substituí-lo por outro qualquer assim que for conveniente ou que outra moda surgir!
Cores luminosas como o amarelo, o verde alface e outros, são muito úteis a quem se dedica a viagens noturnas ou esportes automobilísticos, pois estão sempre em destaque dando segurança e controle à distância!
BETE BRANCO – Consultora de Cores.


i

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira