Estudo de Caso- Área de Serviço

Estou trabalhando no projeto da área de serviço de um apartamento e quero compartilhar com vocês o estudo do projeto. A área de serviço é o local da residência onde se desempenham múltiplas tarefas  mas, geralmente, não recebe devido valor. Os espaços são reduzidos e a decoração nem sempre é planejada. Cuidados especiais devem ser observados quanto ao piso (antiderrapante, sempre que possível evitando-se  ao máximo o uso de pisos muito lisos, polidos e escorregadios), iluminação adequada, revestimentos impermeáveis, cor alegre e motivadora, espaços para armazenamento. Não importando  o tamanho da família, os itens indispensáveis a esta área da casa são basicamente os mesmos: bacias, baldes, tábua de passar roupa, escadas, vassouras, materiais de limpeza e higiene, varal para roupas, vez por outra, caixa de ferramentas. Assim, a demanda por um bom planejamento para acomodar os apetrechos faz-se necessária. 



 Vejamos o nosso caso: Área de serviço de um apartamento,com  metragem de  2,46 m²  e apenas uma parede utilizável, já que a parede oposta ao tanque possui duas portas - do banheiro de empregada e do quarto reversível e a outra é ocupada pela janela.

Desenhei  num móvel que servirá de divisória, garantindo boa área de armazenamento e com gavetão frontal para roupa a ser passada. A preservação da iluminação natural e ventilação do ambiente foi fator importante no projeto. Para isso, precisei utilizar 35cm do espaço da cozinha.  Na parte superior,  armário suspenso  acomodará o aspirador de pó e  outros itens, e um  nicho aberto iluminado dá leveza ao conjunto. Ao lado dele, outro armário estreito e alto para as vassouras, ferro de passar, etc.. além do nicho para itens decorativos. A face voltada para a cozinha é revestida em madeira no armário superior e laminado branco no armário inferior, compondo com a decoração da cozinha. O varal para roupas ficará na parede oposta ao tanque. Escada de 5 degraus ficará  no banheiro de serviço, atrás da porta, pendurada em gancho.
Apesar da área reduzida, consegui  acomodar todos os itens necessários.
Para a parede da janela  acabamento com tinta PVA  da Coral (verde, no tom kiwi dourado), compondo com  pastilhas (10x10 - cor bege clarinha pontuada de peças em verde água)  que formam uma faixa de 30 cm e contorna esta parede da área de serviço estendendo-se até a cozinha, e listelos decorativos Portinari (otono verde aquar 30 x 60). Azulejos bege clarinho (crema valencia acetinado 20x30 - Portinari) revestem as demais paredes. Piso Porcelanato Portinari acetinado crema valencia. Os móveis são revestidos de laminado texturizado branco com bordas em carvalho antigo e puxadores em metal escovado. Tubo 6 cm de diâmetro, em metal  escovado, sutenta a pequena prateleira. Teto branco, luminária em vidro leitoso com acabamentos em metal escovado e branco. Spot branco embutido no nicho.
Espero que a proposta possa servir de inspiração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira