Segurança, conforto e praticidade


Quando pensarmos em um ambiente para crianças - do bebê ao junior - três conceitos devem estar muito bem definidos: segurança, conforto e praticidade.

Segurança: janelas devem sempre ser equipadas com redes de proteção resistentes e muito bem instaladas, com manutenção periódica. Grades para evitar acesso à escadas e ambientes que ofereçam perigo para as crianças, como cozinhas e banheiros. Os móveis devem seguir as normas de segurança em sua fabricação, fios de luminárias não devem ficar aparentes e tomadas de energia devem ser protegidas. As portas devem receber proteção contra correntes de vento que as fazem bater fortemente causando sustos e acidentes com as mãozinhas dos pequenos. Outro item de fundamental importancia é o isolamento e proteção das piscinas e, por vezes, de espelhos d'água para se evitar afogamentos e escorregões.

Conforto e Praticidade: pisos, revestimentos de parede, cortinas e tapetes, enxovais de berço e cama, edredons etc.. devem ser lindos, confortáveis, fofinhos e... fáceis de limpar e higienizar. A saúde e bem estar das crianças depende, em grande parte, da higiene e assepsia dos ambientes. Carrinho de bebê é um item que, na minha opinião, não deve frequentar o quarto do bebê, permanecendo em outro cômodo da casa até o momento do seu uso. Bichinhos de pelucia e outros brinquedos e enfeites que acumulam pó, devem ser aspirados e expostos embalados em papel celofane transparente ou em caixas de acetato ou acrílico.

As cortinas precisam ser fáceis de retirar e lavar e, as persianas devem ser limpas com pano umidecido pois é muito difícil limpá-las apenas com o aspirador (no caso das de lâminas de pvc, madeira ou metal). Procure ter sempre em mente como será feita a manutenção do espaço e se vc conta com boas ajudantes na hora da faxina para poder optar por revestimentos que facilitem ao invés de causarem transtornos. Deixo 1 site que traz dicas de segurança infantil em várias áreas: http://www.criancasegura.org.br/

Segurança, conforto e praticidade devem caminhar juntos.

Comentários

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira