Quem casa quer casa.... e cerimônia com lindas daminhas de honra....
Daminhas e pajens são presenças graciosas em qualquer cerimônia de casamento. Todos ficam encantados com os pequenos lindamente trajados portando as alianças, flores ou outro objeto que coopere para o encanto do momento. Ainda assim, pode-se optar por não ter daminhas ou simplesmente escolher as melhores amigas dos noivos para compor um cortejo mais adulto. Porém, feita a opção, o ideal é que sejam escolhidas crianças do convívio próximo dos noivos e com idade entre 5 e 12 anos. A noiva deve escolher o modelo e a cor do vestido que será usado na cerimônia . Havendo liberdade, a mãe da criança também poderá auxiliar na escolha. O importante é que haja boa antecedência (pelo menos 60 dias). Principalmente se o vestido for confeccionado especialmente para a ocasião. Ao se optar por aluguel, o ideal é verificar o procedimento na loja onde será alugado.
O vestido da daminha deve estar em harmonia com o da noiva, evitando, porém, ser uma cópia em miniatura do modelo adulto. Em cerimônias diurnas o vestido pode ter o comprimento pouco abaixo dos joelhos, confeccionado em tecidos leves e sem brilho. Estampas também são bem vindas. Meia e sapatos baixos (as daminhas nunca devem usar saltos). Em cerimônias á noite, o traje deve ser mais luxuoso, confeccionados em tecidos nobres podendo até ter bordados delicados. Meia calça e sapatos em harmonia com os modelos escolhidos. (Pode-se escolher modelos diferentes quanto houver mais de uma daminha, mas que se complementem, como na foto).
Cores pastéis são em grande parte a opção com menor margem de erros, mas pode-se escolher tons mais fortes para os vestidos das meninas com tranquilidade, procurando harmonizá-las com as cores usadas na decoração. Mas nada de confeccionar o vestido da daminha da mesma cor das toalhas das mesas da recepção. Isso é um recurso pavoroso. As cores mais fortes podem vir apenas em detalhes ou em todo o vestido. A graciosidade do modelo é que fará toda a diferença. E, claro, evitar modelos muito rebuscados ao empregar cores mais fortes.
Maquiagem bem leve. Quanto mais natural melhor. E principalmente o batom deve ter leve coloração e mais transparência.
O penteado ideal para a ocasião deve levar em conta o formato do rosto da criança. mas geralmente,
opta-se por penteados presos, pois deixam a menina "arrumada" até o final da festa, especialmente porque as crianças gostam de se movimentar e brincar bastante. Mas pode-se deixar o cabelo solto e utilizar tiaras com flores, arranjos, laços ou strass dependendo do que seja mais harmonioso com o modelo do vestido e o horário da cerimônia.
Caso o vestido tenha flores artificiais elas podem aparecer enfeitando o cabelo. Havendo detalhes marcantes no vestido, os arranjos com flores naturais são ótima pedida. O modelo azul com rosinhas do mesmo tecido aplicadas é uma ótima sugestão de quando se pode usar arranjos naturais.
O traje do pajem deve acompanhar a roupa do noivo, podendo- se diferenciar pela cor da gravata ou de outro acessório que o noivo venha a usar.
Uma questão até um pouco delicada que sempre surge é: quem deve custear as despesas da daminha ou do pajem? O correto é o traje ser custeado pelos noivos, ficando a cargo dos pais das crianças as despesas com sapatos, meias, arranjos e buquê, se houver. Nada impede a família das crianças oferecer-se para pagar pelo traje também. Cabe porém a noiva fazer a oferta primeiro.
Olá, Bom dia!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo cantinho acolhedor.
Amiga faço parte das BU e te convido a linkar os nossos blogs,ok?
O meu é www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br
Saudações de paz e uma feliz quarta feira
Obrigada pela visita. Fiz visitinha ao seu blog. Bjs e feliz semana.
Excluir
ResponderExcluirParabéns pelo cantinho!
Amiga faço parte das BU e te convido a linkar o meu blog ,ok?
O meu é www.seuambientemanicurado.blogspot.com.br
Boa Semana!
Com certeza passarei por lá. Obrigada pela visita. Bjks Catharina
Excluir