Os Benefícios da Cor no Ambiente de Trabalho

Estudos de diversos autores indicam que a cor pode e deve ser utilizada para auxiliar os indivíduos a se sentirem fisica e emocionalmente mais confortáveis nos ambientes de trabalho. Ao induzir sentimentos de conforto, a cor é capaz de propiciar:

  1. Reações psicológicas positivas relacionadas ao humor, satisfação e motivação.
  2. Aumento no desempenho do trabalhador, resultando em maior produtividade.
  3. Melhoria no padrão de qualidade do trabalho desempenhado.
  4. Menor fadiga visual, através da adaptação dos contrastes.
  5. Redução do índice de acidentes.
  6. Melhoria do clima social de trabalho.
  7. Facilidade de conservação e limpeza do ambiente.
Tetos e forros - devem ser pintados de cores claras, que se aproximem do branco pois a luz difusa refletida é espalhada com uniformidade pelo interior do ambiente, dissipando sombras e reduzindo consideravelmente a necessidade de luz artificial.
Pisos - interferem na luminosidade do ambiente. É aconselhável que sua cor seja um pouco mais escura  do que as cores do teto e das paredes.
Paredes e colunas - determinam no que se refere à cor, a atmosfera geral do ambiente. É para elas que a vista se dirige quando se desvia do trabalho que está sendo realizado. Uma diferença acentuada entre a cor da bancada de trabalho e das paredes gera uma necessidade de esforço da vista para adaptação a nova cor. Esse esforço feito várias vezes ao dia causa cansaço visual.
Mesas ou bancadas de trabalho - devem ter acabamento sem brilho e ser de material que evite problemas de ofuscamento que surgem em função dos reflexos da luz incidindo sobre a superfície.
Resumindo, um projeto cromático adequado deve considerar  itens importantes:
  • Deve estar de acordo com a função do espaço e das tarefas que ali serão desempenhadas;
  • deve evitar que o ambiente seja extremamente estimulante ou extremamente depressivo;
  • deve evitar criar efeitos fisiológicos ou psicológicos negativos.
  • deve priorizar os fatores de segurança, aplicando sistema de cores funcionais e de padrão reconhecido universalmente, visando reduzir riscos de acidentes e acelerar o uso de dispositivos de socorro.


Acrescente uma  iluminação cuidadosamente  planejada, pois luz e cor são inseparáveis,  uma análise ergonômica bem aplicada    e 
estará criado um ambiente de trabalho com atmosfera agradável e funcional que trará bem estar físico e emocional  a todos que dele se utilizam quer  funcionários,  fornecedores ou clientes.  
Agregará valor ao  negócio, trazendo maior  lucratividade para a empresa.

Comentários

  1. Aaahhh, falta isso no meu ambiente de trabalho... e como falta... ahahahahahaha...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira