Dicas para iluminar sua casa

Iluminação é item de grande importancia  em um bom projeto de decoração pois valoriza o ambiente e cria um clima adequado para diversos momentos, além de suprir a necessidade de luz para desenvolvermos diferentes tarefas no cotidiano.
Veja o esquema abaixo. Vai servir para exemplificar o que desejo comentar.

Considero o  esquema do projeto de iluminação desenvolvido pela decoradora Ana Cristina Malta bem didático. É a sala de um pequeno apartamento. As partes mais claras são os reflexos de luz, ou seja as áreas iluminadas. Assim, temos:  uma sanca de gesso contornando o ambiente que proporciona luz geral e indireta (focada para cima), uma luminária sobre a mesa lateral do sofá, que dá suporte para os momentos de leitura. Spots embutidos na sanca trazem uma luz com a função de destacar a tela acima do sofá e iluminar lateralmente o espelho na parade da mesa de jantar.(Veja as fotos)


Os três pendentes sobre a mesa de jantar são acesos por ocasião das refeições. As lâmpadas utilizadas nessas luminárias devem emitir luz com bom índice de reprodução de cor ( IRC) para não interferir com a cor e aspecto dos alimentos. Escolha modelos de  luminárias  para colocar sobre a mesa de jantar que não  tenham as lâmpadas aparentes evitando assim os reflexos que tanto incomodam. Spots embutidos na estante iluminam o  home theater na hora de escolher os filmes ou fazer algum ajuste na aparelhagem .
Portanto, cada circuito de iluminação deve ser acionado quando necessário ou para dar um clima diferenciado ao ambiente.
 Podemos também utilizar luminárias para destacar vasos com plantas nos ambientes internos e externos (numa varanda de apartamento, por exemplo). Uma iluminação equilibrada deve mesclar luz geral e difusa com outras mais focadas - numa parede, destacando objetos ou móveis - mas sem exageros.

Aqui apresentei as necessidades básicas para a iluminação das salas de estar e jantar de um ambiente pequeno, mas cada ambiente, residencial ou comercial, pede um tipo de iluminação específica seja para auxiliar as tarefas nele desenvolvidas ou para criar um clima agradável e de convívio. 
Mais postagens sobre o assunto em breve.

Comentários

  1. Catharina bom dia! Adorei seu blog! Muito bem redigido e com conteúdos pontualmente escolhidos! Parabéns!
    E sobre luminotécnica eu diria que 60% de um bom projeto é determinado pela iluminação, inclusive a natural! Favorecer a luz no ambiente é fundamental e influi principalmente nas cores a serem escolhidas em cada ambiente.Excelente!
    Beijo grande e obrigada por está lá no meu ambiente! ;)

    ResponderExcluir
  2. .adorei .ler. teu conteúdo. esta. em .casa. na quarentena .sem .fazer .nada .resolvi. entra .em alguns blogs .para ler amei o teu blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira