24 julho 2010

Efeito da Cor no Ambiente de Trabalho I

Cor é vida. As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano, sendo um componente de grande influência no dia-a-dia de uma pessoa interferindo nos sentidos, emoções e intelecto. Pode ser deliberadamente utilizada para atingir objetivos específicos: transmitir alegria, seriedade, luminosidade, tranquilidade, inovação, agressividade. No ambiente de trabalho a cor apresenta-se como um dos elementos que pode provocar sensações e promover bem estar emocional.Mas não basta  colorir  os espaços. É preciso que a escolha das cores esteja adequada à função, ás características das tarefas e dos usuários do espaço.  Através do esquema de cores aplicadas é possível criar uma imagem corporativa a ser transmitida aos funcionários e clientes. É possível também, através das cores, diferenciar os vários departamentos existentes em uma empresa, não só em termos de localização mas também de tarefas realizadas.
A escolha de cores para espaços de trabalho não passa somente pelas paredes, tetos e piso. A cor dos móveis, dos objetos e quadros, tudo influencia. Certo é que há cores de dinamizam como o laranja e outras que relaxam como o azul, mas não há duas pessoas que tenham a mesma reação diante de uma mesma cor. É importante fazer a escolha e depois ajustar os tons. Tons quentes e vibrantes como o vermelho ou o amarelo alegram ambientes discretos e sem luz natural  e levantam os ânimos. Devem porém ser empregados com cuidado pois em pequenas doses repõe as energias, mas em excesso, podem ser demasiadamente excitantes, causando estresse, cansaço visual,  irritabilidade e desentendimentos. A utilização de cores neutras, como os tons terra suaves,é bem interessante. É que estas cores  criam climas serenos que se adaptam bem a qualquer personalidade . São tons ideais para os indecisos por transmitir segurança e aconchego e podem ser "coloridas" pontualmente . O branco é um neutro difícil.  Apesar de aumentar a sensação de espaço e difundir melhor a luz e não cansar a visão, não é uma cor acolhedora.Um espaço totalmente branco é inibidor. Além de a  manutenção ser  mais trabalhosa, pois um ambiente branco mal cuidado tende a parecer acinzentado ou sujo, não contribuindo para a boa imagem da empresa. O emprego de cores pontuais em quadros, móveis, janelas e portas já causaria um outro efeito. É interessante lembrar mais uma vez que o tipo de tarefa realizada no ambiente deve ser levado em conta : para atividades monótonas pode-se utilizar composição de cores mais estimulantes; atividades que exigem muita concentração pedem uma paleta de cores mais tranquila, como os verdes mais amarelados. Na próxima postagem falarei mais sobre o assunto .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.