Organize seu guarda roupa e ganhe tempo.





Organizar seu guarda roupa pode ser mais simples do que parece. O mais importante é QUERER! Com a correria do dia a dia quem pode perder tempo na hora de se vestir? Recolhi dicas de alguns experts em organização e apliquei no meu closet e nos armários da família e olha que funcionou super bem até para os nem tão organizados da casa. EU ME OBRIGUEI  a seguir os conselhos abaixo para manter a ordem e facilitar a  vida de minha família na hora do corre corre matinal e gostaria de  dividir com vocês. Então....

  1. Nunca guarde roupas que você não usa e fica ocupando espaço e atrapalhando a organização do armário.
  2. Nunca misture suas roupas sem critério, dificultando a localização.
  3. Nunca guarde as roupas de qualquer modo deixando-as amassadas.
EU PRECISAVA  MUITO  DE UM ARMÁRIO  PRÁTICO, BONITO DE SE VER E EFICIENTE. ASSIM :

- Doei tudo que não usava há tempos mas deixava guardado achando que poderia precisar  "um dia".
- Comprei cabides plásticos de cor e tamanhos iguais (aliás comprei em cores diferentes para cada membro da família: meu marido ficou com os azuis para blusões, pretos para as calças e bermudas, cinza para as camisas do time de futebol e  para ternos  utilizo os que vem da loja por causa do formato que é muito prático, apesar de maior volume. Os meus são brancos e beges e os de minha filha são verdes, lilases e laranja). Utilizo ainda cabides para saia, aqueles com presilhas laterais.
- Separei as peças por tipo: vestidos com manga, sem manga; blusões e blusas de tecido, com mangas compridas, médias ou curtas; saias; blazers; calças compridas de tecido; bermudas; camisetas e blusas de malha e tricô.
- Penduro nos cabides as roupas mais compridas, seguindo a orientação anterior, das cores escuras para as mais claras,  estampas, listras, etc... A seguir os blazers, blusas, camisas, saias. As calças de tecido penduro em cabides. As jeans, dobro e coloco em prateleiras. Você pode pendurá-las também.
- Nas prateleiras vão as camisetas dobradas ou no formato de rolinho, o que você achar mais prático. As
calças de malha e os moletons, casacos de frio e malhas e tricô mais leves. Procuro arrumar pilhas com as roupas dobradas no mesmo tamanho e no máximo 5 para não amassar ou desmontar. Assim fica mais fácil visualizar a cor e modelo que desejo vestir.
- Nas gavetas coloco as calcinhas,  soutiens e afins, em outra, as cuecas ,as meias masculinas ,enroladas para evitar que os pares se percam, separadas por cor: da mais clara para a mais escura; os  maiôs e os biquínis todos enroladinhos, cangas, lenços e bandanas vão numa terceira gaveta.  As roupas de dormir vão em outra gaveta. Ai vai depender da quantidade que você dispõe de cada tipo de peça, para fazer a distribuição mais adequada nas gavetas. Caso seu guarda roupa não disponha de muitas gavetas, recomendo guardar as peças em bonitas caixas com tampa, arrumadas nas prateleiras, pois são peças pequenas e/ou escorregadias que dificultam a arrumação. Ou mesmo numa cômoda. Eu tinha um móvel com gavetas, que servia também de mesa de cabeceira , e usava para guardar estes itens.Eram duas gavetas para mim e outras duas para o marido. Evite colocá-las nestes porta-coisas dependurados em cabides pois ficam de difícil visualização e tumultuam a organização das peças que realmente precisam ficar penduradas.
- Cintos ficam bem na parte interna da porta do armário pendurados em aramados como os da foto. O mesmo modelo serve para pendurar colares, pulseiras e cordões.E as gravatas.
- Bolsas ficam melhor acomodadas em pé, nas parteleiras, mas caso não haja espaço disponível, você pode pendurá-las em ganchinhos de metal com desenho bonito, presos nas laterais do armário (no caso de closets - foi o que eu fiz, ou em gavetas sob a cama. As pequenas, de festa e as de couro, devem ser guardadas em saquinhos de TNT, para proteção. Eu evito o uso de cabideiros por deixar o quarto com aspecto bagunçado.   
- O roupão de banho ou o robe, podem ficar pendurados atrás da porta do quarto ou no banheiro da suíte em gancho de metal.


 As roupas que não serão muito usadas na estação devem ser guardadas em sacos de TNT ou em organizadores de armário e acomodados na parte mais alta do armário ou num baú.
Se você utiliza o guarda roupa para acomodar as roupas de cama e banho, o que é muito comum, separe algumas prateleiras para tal e o maleiro para acomodar os edredons e colchas. Gavetas sob a cama também podem acomodá-los. As toalhas podem ainda ser guardadas  no armário do banheiro ou mesmo num armário no corredor.
- Os sapatos geralmente são um problema. No guarda roupa de minha filha, coloquei-os nas duas prateleiras mais baixas e alguns no compartimento central do armário. Os meus  e do marido, guardo ensacados ou nas caixas, em dois espaços reservados para eles no closet. Um móvel sapateira pode muito bem resolver a questão, principalmente se incomoda guardá-los dentro do armário e eles são compactos. Lembre-se sempre de guardá-los limpos, arejados e engraxados. O chinelos podem ficar nos banheiros ou mesmo na área de serviço.
Evite guardar as roupas que precisam de reparos, reposição de botões, zíperes, etc.. Conserte-as primeiro.
Roupas usadas vão direto para o cesto na área de serviço ou banheiro, para lavagem e evitar a desordem no quarto.
Mantendo uma boa organização das roupas e do armário você poderá vizualizar facilmente o que deseja, coordenar suas roupas sem precisar ficar procurando, evitará roupas amassadas e terá um visual organizado e bonito. A primeira arrumação é trabalhosa mas você verá que compensa.




Comentários

  1. Catharina, concordo plenamente com esse artigo. Organização = praticiade = produtividade, a Vida corre mais sem atropelos, e ainda por cima o espaço fica bonito.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Regina. Praticidade é item de grande impórtancia na vida agitada de hoje. Bjs e obrigada pela visita ao Babuchyde Cor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo, mas dificil mesmo é fazer com que todos mantenham tudo organizado.Bjs...Fátima Galioni.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fátima obrigada pela visita. É verdade... mas a gente tem que tentar não é mesmo? Bjs e ótimo dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira