Para Pendurar Quadros: Dicas Úteis





Nem sempre é tarefa fácil a colocação de quadros. E sem eles as paredes  ficam vazias, sem graça. Gravuras, colagens, telas, fotografias - para a colocação de qualquer uma delas valem algumas regrinhas básicas que trazem ao ambiente equilíbrio e personalidade. Padrão, forma, estilo e tamanho vão definir a colocação.
Vamos a elas:


  1. A altura máxima é determinada pelo batente superior da porta.
  2. Não coloque um quadro pequeno isolado em uma parede de grandes dimensões. Certos truques  minimizam o problema: vc pode criar um fundo menor para dar destaque ao quadro e ampliá-lo visualmente. Veja exemplo:  

3. Quadros grandes não devem ficar espremidos em paredes de dimensões reduzidas.
4. Paredes de cor neutra comportam um número maior de quadros.As de tonalidades mais escuras dão maior     destaque aos quadros de cores claras.
5. Nas paredes  revestidas com papel  ou tecidos com padrões marcantes, as molduras e passe-partouts devem ser grandes para realçar o quadro.
6. Numa composição com vários elementos, coloque o que possui cores mais fortes no centro.
7.Os quadros não devem ser pendurados nem muito alto, nem muito afastados uns dos outros.
8. Composições verticais tornam o ambiente visualmente mais alto. Já as horizontais acentuam a largura do ambiente.
9. Quadros de tamanhos variados mas de formas iguais devem ser alinhados formando figuras geométricas imaginárias. Vejamos os exemplos abaixo:    








Vale ainda  a velha dica: coloque os quadros que vc quer pendurar sobre folhas de papel e risque o seu formato (contorno). Recorte e fixe com fita adesiva nas paredes na posição que vc desejar. Vá formando agrupamentos ou dispondo os quadros até ficar da melhor forma. Sem esquecer de seguir os regrinhas básicas.
Em ambientes mais despojados, descontraidos, vale apenas recostar o quadro sobre um móvel ou numa calha feita  especialmente para ele ou até mesmo deixá-lo recostado no piso se for de tamanho proporcional à parede. Lembrando que as dicas valem para composições com espelhos também. E na decoração de quartos infantis, principalmente de bebês, onde se cometem grandes deslizes na disposição dos enfeites e quadrinhos. 
Espero que a postagem seja util na hora de decorar a casa ou que desperte aquela vontade de reorganizar os quadros na parede. Até breve.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira