Quanto Tecido Você Precisa Comprar Para Fazer Uma Cortina 2

Alguns leitores do blog ainda estão com dificuldade na hora de  fazer os cálculos para saber a quantidade de tecido certa para a confecção de cortinas. Sei que quando as medidas não são exatas fica realmente mais difícil calcular mesmo.
Outra dificuldade é no cálculo de cortinas menores para pias ou janelas pequenas ou basculantes.
Então pensei num macete que vai facilitar a vida de quem ainda está na dúvida. 
Vamos lá?
Importante: Antes do comprar o tecido escolha o modelo que vc vai fazer. Parece óbvio, mas muita gente gosta do tecido, compra e depois percebe que não vai ser suficiente para a confecção da cortina.

Para fazer uma cortina com 1,50 m largura x 0,85 cm altura para pia ou armário:

1) Você vai medir o comprimento do varão ou do trilho onde a cortina será presa.
2) Multiplique esse comprimento por 2. 
Ex:  varão com 1,50 m x 2 = 3,00 m 
3) Agora meça a altura que terá a cortina. Aqui ela terá 0,85 cm.
4) Some mais 20 cm ( 10 cm para a bainha (pode ser menos, mas evite fazer uma bainha muito fina pois a bainha ajuda a "armar" a cortina e deixar o acabamento mais profissional. E 10 cm para a barra superior com ilhós). 
Teremos então um total de 0,85 + 0,20 = 1,05 m de altura de tecido.

 As larguras dos tecidos em geral são:

1,40/1,50m (largura simples)  ou  2,80/3,00 m (largura dupla).

Se o tecido escolhido tiver largura dupla (2,80 ou 3,00 - geralmente os tecidos mais indicados para cortinas tem largura dupla), vc vai precisar de apenas 1 altura de tecido. Assim com 1,20 m de tecido você vai confeccionar sua cortina de  1,50m de largura X 0,85 cm de altura (tamanho acabado já com barras laterais, bainhas e acabamento para ilhós). 
DICA  1:
Você percebeu que eu arredondei a quantidade de tecido, pois na soma deu 1,05 m, para vc poder alinhar as bordas caso o tecido tenha sido cortado torto na loja (o que normalmente acontece, fique de olho).

 Mas digamos que o tecido que vc amou e que mais combina com a decoração da cozinha tenha apenas 1,40 ou 1,50 m de largura.
Vc irá multiplicar a altura de tecido (já somadas as bainhas) por 2 . Assim 1,05 x 2 = 2,10 m. Por que vc precisará de 2 partes de tecido com 1,40 m de largura x 1,05 m de altura que  é igual a 2,10 m. 
Arredondando, você precisará comprar 2,30m de tecido com 1,40 ou 1,50 m de largura para confeccionar a mesma cortina  de 1,50 m de largura x 0,85 cm de altura.
DICAS 2:
Com o mesmo cálculo vc pode fazer cortinas maiores para as janelas, seguindo as observações para os diferentes tipos de tecido. Mas em geral, quanto mais fino e leve o tecido, mais vezes vc vai multiplicar para conseguir um bom franzido ou pregas mais profundas e ter uma cortina farta.

DICA  3:
Outra opção é usar o tecido de 1,40 ou 1,50 m de largura no comprimento ao invés de usar a largura. Caso a estampa e o caimento do tecido permitam, é claro (veja a foto 2). Usamos esse "truque" quando a medida do varão é maior que 1,60m ou quando queremos a cortina inteira e o tecido que vamos usar tem 1,40 m de largura. Assim : 1,60 m x 2 = 3,20 m (arredondando....) você compraria 3,40 m de tecido com 1,40 ou 1,50m de largura.
DICA 4:
A cortina pode até ser reta, sem franzidos, mas só fica realmente bonita se o tecido for bem firme como as lonitas ou tecidos bem encorpados. E as costuras laterais mais largas (entre 2 e 3 cm e a barra com 7cm para cima)
DICA 5: 
Sempre que possível e, especialmente em tecidos de algodão, gosto de lavar o tecido antes de confeccionar a cortina para que a encolha natural do tecido ocorra e não seja preciso ajustar a bainha depois. É mais fácil fazê-lo em cortinas curtas. Quando a cortina é longa, geralmente deixo uns 3 cm mais comprido.

Agora alguns modelitos para você se inspirar:




Este modelo é super simples de fazer e fica lindo em cozinhas ou churrasqueiras. E até mesmo em janelas. É só fazer um túnel uns 2 cm mais largo do que o diâmetro do varão e franzir  cortina apenas passando o varão pelo tunel.
Aqui foi usado o franzidor próprio para cortinas e argolas para prendê-la ao varão.

Esta cortina é presa com carretilhas num trilho para cortina embutido no tampo da pia.

Quanto mais próxima do tampo é instalado o varão mais bem acabada fica a cortina



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira