Dicas

  • "Para iluminar um ambiente que induza a produtividade, a melhor opção é a luz mais branca. Quando o objetivo é relaxar, acalmar a cor morna, mais amarelada é a opção ideal."

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?


                                                                                                                                                                      Para fazer uma cortina com pregas ou franzida com bom volume, em tecidos com 1,20 a 1,50 m de largura, siga os seguintes passos :
  1. Meça a largura da janela e acrescente de 15 a 20 cm para cada lado.
  2. Tecido encorpados tipo linho, jacquard, algodão, xantung, tafetá, multiplique o resultado obtido por 2 Ex: janela com 1.60 cm de largura = 1.60+20+20= 2.00 x 2 = 4.00 m. Para cálculo em tecidos finos tipo voal, organza, etc. multipilique por 3, para obter mais volume (1.60+20+20=2,00 x3=6,00m).
  3. Defina  o comprimento da cortina e acrescente entre 10 a 15 cm para a barra e mais 15 a 20 cm para a parte superior (a parte onde será inserida a entretela ou franzidor ou somente a barra para franzir direto no varão). Essa medida vai depender do modelo de acabamento da cortina: alças presas no varão, franzida com pregas, franzida com franzidor, entretela para ilhoses, etc...por isso defina o modelo que irá fazer antes de comprar o tecido. Lembre-se que a cortina deve ser instalada pelo menos  de 25 a 30 cm acima da janela, seja o modelo comprido ou curto. Ex: altura da cortina longa = 2.20m+10cm+15cm=2.45m (para janela com 1,20m de altura+30cm acima da janela+comprimento junto ao rodapé)
  4. Para obter o total de tecido que será necessário comprar  multiplique a altura  pela largura total. Ex: 2,45m de altura x 6,00m de largura =14,70m (sugiro sempre arredondar a metragem, no exemplo dado para 15 m ou até mesmo 16 m, pois geralmente o tecido é cortado torto na loja e, quando vamos acertar em casa, pode dar diferença. Assim uma margem de segurança é sempre necessária).
  5. Em tecidos com 2,80 a 3m de largura, reduza a metragem pela metade. Ex: 16m de tecido com 1,40m de largura reduzo para 8m em tecidos com 3m de largura.
  6. Para forros costurados junto à cortina a metragem é a mesma. Se o forro for separado, preso em outro trilho ou varão, multiplique a largura da cortina por 1,5 mantendo as medidas da altura, para tecidos mais encorpados ou
  7.  multiplique por 2 quando usar tecidos mais finos. O mesmo serve para o black out (forro corta luz) que pode até ser um pouco mais curto do que o forro da cortina (cerca de 5 a 10 cm).Ex: 1,60+20+20=2,00 x 1.5 = 3,00 m x 6.00m = 9,00m
Para confeccionar uma cortina longa para uma janela com 1,60m de largura x 1,20m de altura você precisará comprar 16m de tecido principal  e 9m de tecido para o forro. O tecido exemplificado é encorpado com 1,40m de largura). Esse cálculo serve para a maioria dos modelos básicos de cortinas.                                                                                                                                    


Esquema de medidas

41 comentários :

  1. Sou homem e to tentando comprar tecidos pra confeccionar as cortinas do meu apartamento e esse post me ajudou muito.
    Parabéns belo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jackson. Um dos objetivos do blog é justamente ajudar os leitores a resolver seus problemas na hora de decorar sua casa. Tenho certeza que vc terá sucesso em sua empreitada.
    Abraço Catharina

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Sempre acompanho suas postagens. São ótimas e práticas. Gostaria de uma sugestão moderna para impedir a luminosidade que entra pela janela da luz da rua, `noite.Sucesso! Eliane F.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliane F. legal ter vc aqui no Babuchy Decor. O melhor meio de bloquear excesso de luz num ambiente ainda é o black out ainda mais quando preferimos um ambiente bem escuro. Nas grandes lojas e magazines e tbm lojas de revestimentos há muitas opções modernas de black out - rolô, romana, etc... e até tecidos mais encorpados para cortinas que combinados a outros mais delicados dão resultados excelentes. Faça uma visita a essas lojas ou mesmo sites e vc encontrará o modelo ideal para seu ambiente. Até porque seria necessário saber detalhes mais específicos para uma indicação mais personalizada. Bjs Catharina

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!
    Mandei fazer cortinas para meu apartamento, porem o forro esta mais curto que a crotina uns 4 dedos, seria isso mesmo?
    A cortina é em linho e o forro foi feito de tergal

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, como vai? Fico feliz pela visita ao blog. Olha Patricia, se o forro não ficar aparente, isto é, ficar totalmente encoberto pelo tecido da cortina, não há problema em ser mais curto pois não compromete o visual da cortina em si, principalmente se ficar abaixo da marca da bainha da cortina(que dever ter pelo menos uns 10 cm). O tecido tergal é realmente muito utilizado para forrar cortinas. Esses itens deveriam ter sido discutidos previamente com apresentação de amostras dos tecidos envolvidos na confecção das cortinas. Bj Catharina

      Excluir
  6. Olá, estou tendo problemas em calcular a cortina para a minha porta de vidro, pode me ajudar?????
    as medidas são: 2,80 altura x 3,00 de largura. E quantos ilhos vou precisar?
    Agradeço sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.... As medidas 2,80 H x 3,00 L são da porta ou da parede? E o modelo de cortina é só p´ra porta? Pergunto pois estou achando uma medida muito grande para porta... Se for a medida da parede, preciso saber a medida da porta para fazer o cálculo. Aguardo seu retorno.

      Excluir
  7. Ola Edna!

    Quero comprar uma cortina para minha sala que a porta é de vidro e é enormee e outra para o meu quarto, só que quero que as cortinas tampe toda a parede tanto do quarto quanto da sala ,tirei as medidas das paredes e ambas tem 4,16 de largura e 2,75 de altura ( arrendondei para 2,80 de Altura),Devo comprar um cortina de 5,00 metros de largura e 2,80 de altura ?
    Se eu comprar o pano fica mais baratos mandar fazer ? pq as paredes da casa que eu aluguel são enormes mesmo.

    Aguardo sua ajuda.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. É isso mesmo. Voce precisa de uma cortina entre 4,50m / 5,00m de largura por 2,80 m de altura para cada cômodo.(Ela vem em duas partes de 2,50m x 2,80m cada, como vc deve saber). Caso prefira comprar o tecido a metragem é 26,00m para tecidos com 1,40m de largura (pois vc precisará de 8 alturas x 3,10 cm (a altura da cortina mais o tecido necessário para as bainhas e costuras = 3,10 x 8 = 24,80 arredondando para 26,00m) OU 14,00m de tecido com 2,80 a 3,00m de largura (geralmente a melhor opção para cortinas grandes como a sua) pois serão necessárias 4 alturas de tecido com 3,10m (3,10 x 4 = 12,40, arredondando para os ajustes = 14,00m). Não tenho como dizer se ficará mais em conta comprar pronta ou mandar fazer pois não sei os custos da confecção em sua cidade. Com certeza se vc própria confeccioná-las sairá mais em conta. Espero ter ajudado. Bjks

      Excluir
  8. amei as suas dicas gosto muito de fazer cortina e trabalhar com decorações

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, mas estou com dúvidas quantos metros comprar para fazer uma cortina de voil, a janela mede 1.80 m de largura por 1.50 de altura. Obrigada;
    Lucianne

    ResponderExcluir
  10. Edna achei mto bacana suas dicas. Mas eu já tinha comprado o tecido quando as vi e pelo que entendi das suas informações pode ser que não dê certo... Minha janela mede 1,20 lar x 1,00 alt, eu comprei 2m de tecido, sendo que ele tem 3m largura. Acha que dá pra fazer???? Obrigada!!! Michelle Duarte

    ResponderExcluir
  11. Oi, Michele Duarte. Obrigada por visitar o blog. Quanto a sua pergunta você poderá fazer sua cortina com esse tecido se ela for curta, isto é, entre 1,70/1,80 m de altura e vc poderá deixar 15 cm nas laterais ao invès de 20cm. Se for tecido mais leve (voil) o franzido não ficará tão farto, mas acho que não irá comprometer o resultado final.

    ResponderExcluir
  12. Luciana, vc deseja fazer a cortina curta ou até o piso? Bjk e obrigada por visitar o blog. Faça contato sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!

    Minha janela tem 1,20 x 1,20, quero fazer uma cortina com aquele black out importado, e colocar voil por cima, com ilhós. A medida da cortina será 1,80 de altura por 1,60 de largura, correto?

    Então, como este black out tem 2,80 de largura, comprei 2 metros para fazer a altura, e a largura será 2,80, Isso para cada banda da cortina... assim, comprei 4 metros de altura (que será dividido em 2).

    Você acha que 2,80 para cada banda não ficará muito franzido não? Em um bastão de 1,60..... Serão 5,60 de tecido em um bastão de 1,60, será que 4 metros para franzimento fica legal?

    Pois estou pensando em dividir esta largura do tecido de 2,80 por duas, 1,40 cada banda da cortina, e assim fazer 2 cortinas, ao invés de 2 partes.

    O que você acha?? Não quero nada esticado, mas também não quero uma cortina super apertada no bastão....

    Agradeço sua atenção! Abraços, Fernanda.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda. Veja que eu destaquei na postagem que a quantidade de tecido cai pela metade, na maioria dos casos, quando o tecido escolhido tem 2,80m de largura.
    Assim 2 bandas (alturas) de tecido com 1,40 cm de largura dá bem para uma cortina no tamanho que vc mencionou. 1,60 m de largura X 1,80 m de altura.
    Geralmente só usamos 3 ou 4 alturas qdo o modelo pede ou o tecido é muito delicado e não cria volume. No modelo com ilhós vai ficar bacana.Abraço prá ti.
    Catharina

    ResponderExcluir
  15. Olá, quero fechar minha cortina mas estou com dúvidas qto a metragem exata dos tecidos. Quero no oxford e voal, tenho altura 4m por 4, 60 de largura. Qto devo ter de tecido??? Dos 2 por favor! !!que cor está usando,,,, pensei no bco, será q suja muito???? Aguardo retorno, grata, Thaysa

    ResponderExcluir
  16. Olá quero fazer uma cortina para a porta da minha sacada que fica na sala...a porta ocupa grande parte da parede, juntando porta+sacada da 2,30 de altura por 3,00 de largura nesse caso eu faço a cortina na extensão de toda a parede? e qual o melhor modelo e tecido para este caso? muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tenho duvidas quanto ao tecido que devo comprar para fazer o forro blackaute da minha porta e janela e a metragem também, a porta toda mede 300x280 e a janela 200x160 ambas no mesmo ambiente, é nesseraio que a cortina da janela tenha o mesmo cumprimeto do da porta?

    ResponderExcluir
  18. Ola, estou fazendo uma cortina para o quarto da minha filha e surgiu uma duvida, posso colocar ilhós no forro e no tecido da frente?
    Desde ja agadeço
    Ivonete

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ivonete, td bom? Vc pode sim. Inclusive a cortina verde que ilustra a postagem tem ilhoes no forro e no tecido principal. Observe apenas a distancia entre os varões para não fica espremido na hora de movimentar a cortina. Bjs Catharina

    ResponderExcluir
  20. Olá Rhaissa, Maria de Fátima, Karoline e outros leitores anônimos para responder suas dúvidas teria que ter outros detalhes de seu espaço e já implicaria numa consultoria. Repasse a postagem e veja que dá prá calcular o tecido seguindo as instruções. Uma dica: cortinas não seguem moda. Tudo depende do estilo da decoração e função do ambiente e gosto do cliente. Os tecidos é que seguem certa tendência mas tbm não é regra.

    ResponderExcluir
  21. Edna, boa tarde!!
    Temos uma porta balcão na entrada da sala de 2m de comprimento por 2,20 de altura. Quero comprar uma cortina pronta, e gostaria que a mesma ficasse bem franzida. qual o tamanho de cortina que devo comprar? Também quero saber se cortina em malha é boa, visto que a maioria das cortinas que vejo na internet trata-se de malhas. O preço é bom, mas compensa comprar?
    Não vai formar bolinhas na hora de lavar?
    Um forte abraço;
    Luzia Lucia - Jundiaí/SP

    ResponderExcluir
  22. Olá Luzia Lucia tudo bem? Temos opções de cortinas com variados tecidos: linho, xantungue, algodão, voil, seda, até mesmo o oxford é usado quando a opção principal é um produto com preço bem acessível, mas malha não é uma das melhores opções de tecido para cortina, por vários motivos entre eles oq vc citou. Conheço forro para cortina em malha mais encorpada que é muito bom, especialmente por não amarrotar, mas é forro, não tecido principal. Qto a medida, deve ter pelo menos 2,40 m de largura por 2,40 m de largura mas acho que é um tamanho difiícl de encontrar pronta, pois geralmente as medidas são padrão 2,00 lx2,30 altura/ 250x2,80, etc Mas vc pode adaptar. Vou fazer uma pstagem sobre cortinas para porta balcão que pode te ajudar e a muitos leitores tbm. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,

    A parede da sala onde fica a janela tem 4 metros. Comprei uma cortina de 4 m e por ser com ilhoses, a cortina não fechou. De acordo com o seu cálculo, devo comprar uma cortina de 8 metros?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Karen Livia td bom? Vc vai cobrir toda a parede da janela ou somente a janela? Se for toda a parede basta comprar outra cortina igual e formar uma completa com as duas bandas necessárias.

    ResponderExcluir
  25. boa noite gostei muito deste blog sera q tem algum curso ou vc mesmo da um curso para calcular cortinas eu preciso muito.

    ResponderExcluir
  26. Olá Taiiyuji, td bom?
    Olha, curso em não conheço. Se vc está precisando muito posso preparar uma apostila para vc. Envie e-mail pra mim que te passo os detalhes (cathy.campos@hotmail.com). Bjs

    ResponderExcluir
  27. olá boa tarde, gostaria que me informasse quanto é necessário, pra fazer um cortina Blackout de 1,50 largura por 2,00 de altura
    em um tecido de 1,40 m

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Bem, deixe as margens laterais e para a barra (nem sempre é necessário barra em cortinas blackout) e na parte superior da cortina, (para colocar carretilha ou ilhoes ou alças), como explico na postagem. Para o blackout não precisa deixar muito franzido vc vai precisar de duas alturas de tecido com 1,40 de largura. Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Edna, Tenho duas duvidas:
    1) MINHA CORTINA SERÁ NA MEDIDA DE 2,60 X 2,30 (JA CONTANDO OS ACRESCIMOS LATERIAS E ETC - COM ILHÓS NA FRENTE E ARGOLA NO FORRO BLACKOUT). mINHA COSTUREIRA PEDIU QUE COMPRASSE 9,8 M DE VOIL (3 M DE LARGURA) E 9,0 M DE BLACKOUT (1,8 M DE LARGURA). gOSTARIA DE SABER SUA OPINIAO SE ESSA QUANTIA SOLICITADA PELA COSTUREIRA ESTÁ ADEQUADA PARA UMA CORTINA BEM FRANZIDA.

    2) COMO SABER QUANTOS ILHOSES TENHO QUE COMPRAR

    GRATA

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, anonima... Olha a metragem pedida pela costureira vai dar uma cortina bem franzida mesmo. O blackout estou achando um pouco demais pois como ele faz mais volume do que o voil, a metragem poderia ser um pouco menor para não embolar na hora de recolher a cortina. Mas não tenho detalhes do modelo acredito que ela deve saber o que faz. Quanto aos ilhoses a quantidade deve ser calculada levando-se em conta um espaço de 10 a 15 cm entre um e outro dependendo do tamanho do ilhoes, contando do centro de um ilhoes até o centro do outro (de eixo a eixo). Grande abraço e obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Edna, obrigada pelas dicas.
    Para um varão de 28 mm, o tamanho ideal do ilhós seria o de 30 mm?
    No caso do forro blackout, usarei varão de 19 mm e optei por argola ao invés de ilhós. Qual tamanho de argola vc sugere para varão de 19 mm?
    Grata
    Helen

    ResponderExcluir
  32. preciso fazer uma cortina para uma parede q mede 2,50 de altura por 3,00 de largura, quantos metros de tecido devo comprar, quero usar o cetim.

    ResponderExcluir
  33. Helen, como vai? As argolas e ilhoses são padronizadas, assim vc pode pedir na loja a argola ou o ilhoes para a espessura do seu varão que ele lhe indicam corretamente. Abraço e continue acompanhando a gente.

    ResponderExcluir
  34. Olá Anônimo. Precisaremos de outras informações para vc fazer o cálculo de sua cortina: Qual será o modelo da cortina? A cortina vai ficar a que altura do teto? O tecido (no caso cetim) q vc vai usar tem qto de largura? Tenho certeza que com essas informações e seguindo esquema da postagem vc vai poder fazer o cálculo direitinho. Se ainda assim tiver dúvida faça novo contato. Bj e obrigada por passa por aqui.

    ResponderExcluir
  35. parabéns pelo blog,
    gostaria da sua ajuda para o calculo do tecido para confeccionar uma cortina com varão as medidas são 2,45 de largura por 2,65 de altura, e quantos ilhoses irei necessitar?
    grata
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Volte sempre para uma visita. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.