Eu e Minha Passadeira a Vapor


Sou uma pessoa prática. Acho que devemos otimizar o tempo naquilo que "devemos fazer" para termos mais tempo para as coisas que "gostamos de  fazer". Comprei há mais ou menos 1 ano e meio uma passadeira a vapor. Não tinha grandes expectativas em relação a ela mas resolvi testar. Não vou dizer a marca pois não vou fazer propaganda grátis prá ninguém. O fato é que a minha tem uma boa potência 1450W e o vapor chega a 103ºC. Para uso doméstico é bom.. Sabe aquela pequena, portátil?  Esqueça só serve para improvisar como vaporizador ou para fazer limpeza de pele.
Gostaria de compartilhar com vcs minha experiência pois sei que pode ser dúvida para muita gente. 
Se a sua necessidade for passar blusões, camisas ou roupas  de tecidos 100% algodão (é só olhar na etiqueta da roupa, mas boa parte dos blusões masculinos são feitas de algodão) esquece. O ferro continua sendo a única opção realmente aceitável até agora. 
A passadeira a vapor  passa super bem: camisetas e roupas de malha de algodão, blusas principalmente aquelas com detalhes como franzidos, bordados, lantejoulas, roupas femininas cheias de detalhes,  pregas e drapeados ( tipo balonê, por ex.). Para roupas de festas é um achado: vestidos finos, bordados, ternos, blazers, etc pois não se corre o risco de queimar a peça, não deixa brilho e o resultado é muito bom.  E olha que sou super exigente em matéria de roupa bem passada. A minha tem dois níveis de vapor um mais forte para peças mais resistentes e um mais fraco para as peças mais delicadas ou tecidos como tafetá, crepes, musselines (tecidos mais transparentes) etc...
Para calças jeans e bermudas cheias de bolsos, tachas, rebites, zíperes e ferragens é ótima  além de deixar o tecido super macio e muito mais confortável de se usar. Para calças sociais também é excelente.
Toalhas de banho também ficam muito mais macias, higienizadas e gostosas de se usar passadas com vapor. 
Muito Importante: ela funciona muito melhor se a roupa for passada na tábua de passar ou esticada sobre uma superfície e não no cabide. Para desamassar somente, no cabide funciona, mas para passar a roupa de verdade, eu estico sobre a tábua (não adianta, não existe esse  milagre apresentado nas propagandas de roupa passada direto no cabide). Mesmo tendo que usar tábua compensa: o tempo de passagem é bem menor e o resultado excelente. Além da maciez do tecido.

Dicas importantes: 
  •  Deixe a roupa arejar um pouco antes de guardar pois elas  ficam um tanto úmidas.
  • Nunca guarde o aparelho com água no reservatório.
  • Cuidado redobrado para não encostar no bocal  de saída de vapor pois é muito quente.
  • Nunca deixe-o virado na sua direção quando  ligado para não correr o risco de receber um jato de vapor no rosto.
  • Cuidado para não deixar o cabo dobrar e dificultar a saída do vapor.
Espero que tenha ajudado. Até a próxima.

Comentários

  1. Muito Bom. Esclareceu alguns pontos para mim, bom trabalho :D

    ResponderExcluir
  2. será que funciona com lençois e roupas de cama?

    ResponderExcluir
  3. ja experimentou passar lençois? será que funciona?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raul td bom? Olha lençóis de malha e de microfibra funciona bem, mas em lençóis 100% algodão como os de percal, não desamassa não. Apenas 'engana'. O mesmo para colchas e toalhas de mesa, se não for de100% algodão funciona bem. Já para toalhas de banho é muito bom pois deixa as fibras ultra macias. Só deve-se ter o cuidado de não guarda-las logo em seguida. Deixe secar um pouco. No geral funciona melhor para roupas com mistura de fibras Vc pode se certificar pelas etiquetas das peças. Sempre vem dizendo a composição.
    Abraço e obrigada por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Edna! Tô querendo comprar uma também, mas tô na dúvida de qual...já li muitas opiniões sobre diversas marcas e ainda não me decidi. Vc poderia falar a marca da sua? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marina, td bom? Demorei um pouco para responder pois estava com muito trabalho pra colocar em dia.... mas não esqueci de vc não.
    Já usei duas marcas a da Fun Kitchen achei a melhor pelo custo/beneficio,mas precisou de conserto com 2 anos de uso (usei bastante, pelo menos 2 vezes por semana ou mais). A outra foi a steamfast. Achei muito fraca. Estou pensando em comprar uma mais potente tipo aquelas usadas em lojas para ter maior durabilidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Edna! Como vc passa na tabua? O vapor não precisa estar na vertical? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi, dagui. Eu coloco a roupa como se fosse usar o ferro de passar, só que uso a passadeira. Como o vapor é intenso fica mais bem passada e de forma mais rápida (conforme a descrição dos tecidos que fiz na postagem, não é qqr tecido que funciona). O forro metalizado da tábua tbm ajuda a reter o calor do vapor e facilita o passar. E o melhor é que não preciso encostar o bocal no tecido como acontece com o ferro, Isso ajuda em tecidos finos, delicados, bordados, aplicações, estampas de camisetas e jenas com seus inúmeros recortes e botões. Não há necessidade do vapor ficar na vertical. Lembra que eles falam que o tecido tem que ficar esticado no cabide... Isso é o que funciona o tecido ficar esticado e nã vertical não se consegue. Pelo menos eu não conseguia. O tecido ficava dançando e eu acabava me queimando. Então resolvi esticar o teccido na tábua e deu super certo. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas informações. Foram expostas de forma clara e organizada. Estava procurando informações à respeito de passadeiras a vapor e consegui me decidi pela compra de uma. De acordo com suas informações devo procurar uma com elevada potência, porque fará melhor o trabalho. Ouvi muita gente reclamando da passadeira, porque não substitui o ferro. Mas para minha necessidade acho que vai ajudar bastante. Tenho camisas e calças sociais do marido para passar, você disse que para as calças a passadeira funciona, então já é um avanço.

    Parabéns pela postagem, você escreve muito bem. Sucesso na sua vida!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo comentário. Sempre que quiser apareça. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira