07 junho 2012

Jardim Zen


Inspirado em antiga lenda de um samurai, o jardim zen  virou sinônimo de equilíbrio e harmonia. A lenda que teve origem no Japão e foi difundida mundo a fora conta que um jovem Samurai resolveu abandonar a escola e seguir o caminho do mal. Seu mestre tentou trazê-lo de volta mas, sem sucesso foi obrigado a desafiá-lo em uma luta. A experiência e  equilíbrio do Mestre foi decisiva para vencer o duelo e derrotar o jovem samurai. A notícia da morte do  aluno chegou à escola e foi comemorada  efusivamente. O Mestre ficou indignado com a atitude dos alunos e ordenou que preparassem o jardim da casa do samurai em homenagem ao aluno morto. O trabalho foi realizado com ferramentas rústicas e as pedras, utilizadas em número ímpar, foram deslocadas com a força dos braços dos alunos.
Os principais elementos de um jardim zen  são  pedras e areia, com o mar simbolizado não por água, mas pela  areia revolvida em desenhos que sugerem ondulações na água. As plantas são pouco importantes e, às vezes inexistentes nestes jardins. Para os japoneses, estas pedras significam  as adversidades e o respeito. 



A ideia foi transportada para uma caixa, onde o jardineiro pode exercitar seu equilíbrio e refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.