Jardim Zen
Inspirado em antiga lenda de um samurai, o jardim zen virou sinônimo de equilíbrio e harmonia. A lenda que teve origem no Japão e foi difundida mundo a fora conta que um jovem Samurai resolveu abandonar a escola e seguir o caminho do mal. Seu mestre tentou trazê-lo de volta mas, sem sucesso foi obrigado a desafiá-lo em uma luta. A experiência e equilíbrio do Mestre foi decisiva para vencer o duelo e derrotar o jovem samurai. A notícia da morte do aluno chegou à escola e foi comemorada efusivamente. O Mestre ficou indignado com a atitude dos alunos e ordenou que preparassem o jardim da casa do samurai em homenagem ao aluno morto. O trabalho foi realizado com ferramentas rústicas e as pedras, utilizadas em número ímpar, foram deslocadas com a força dos braços dos alunos.
Os principais elementos de um jardim zen são pedras e areia, com o mar simbolizado não por água, mas pela areia revolvida em desenhos que sugerem ondulações na água. As plantas são pouco importantes e, às vezes inexistentes nestes jardins. Para os japoneses, estas pedras significam as adversidades e o respeito.
A ideia foi transportada para uma caixa, onde o jardineiro pode exercitar seu equilíbrio e refletir.
Comentários
Postar um comentário
Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.