12 outubro 2015

Brincadeira de Criança




Olhando pela janela de casa outro dia, deparei-me com os netos de uma vizinha brincando animadamente - vestiam roupinhas nas bonecas, passeavam com  carrinhos e triciclos e construíam casas com bloquinhos de madeira. Brincavam animadamente como se estivessem  em um  mundo só deles. Fiquei emocionada pensando no quanto essas brincadeiras infantis tem sido deixadas de lado por causa do bombardeio de apetrechos tecnológicos que lhes são oferecidos precocemente. Que não podemos eliminar a tecnologia da vida das crianças é fato! Mas podemos presenteá-los com brinquedos e livros artesanais,ensinar brincadeiras de pique, corda, bolinhas de gude.  Levar a criança a  desenvolver seu lado mais criativo e conviver com o melhor dos dois mundos. Como profissional tenho tido a felicidade de incluir  produtos artesanais na decoração de quartos e espaços infantis. Produtos produzidos com responsabilidade social e  baixo impacto ambiental. Um trabalho que encanta pais e filhos e trazem um certo ar nostálgico delicioso.

www.flordetule.blogspot.com.br

Na semana em que comemoramos o Dia das Crianças achei super importante lembrar que temos opções para oferecer a nossas crianças. Além de criar um bom momento para se conversar  sobre a responsabilidade que devem ter com a preservação  da natureza, o cuidado com os animais e por ai vai. Vamos deixá-las desfrutar dessa fase  tão mágica - a infância, de forma plena.
.
Dicas para organizar o quarto das crianças

O quarto é o local da casa onde as crianças começam a "desbravar o mundo". Segurança, bem estar e praticidade são fundamentais. São muitos brinquedos, livros e objetos para acomodar  que é preciso ter cuidado para não se instalar a bagunça. Podemos usar o momento da brincadeira e interação para ajudá-los a  aprender conceitos de organização e independência. Como?


1. Colocando os objetos e brinquedos ao alcance de suas mãos , com armários, nichos ou prateleiras baixos e incentivando-os a colocar os brinquedos de volta  no lugar após as brincadeiras, sozinhos ou com os coleguinhas.



2. Uma mesa na altura da criança para fazer as refeições, brincar, colorir  ou estudar quando já estiver em idade escolar. Será o cantinho bom, divertido em oposição a cadeirinha  do "castigo" .









3. Joguinhos americanos com temas infantis alegram a hora das refeições tornando-a um momento especial, alegre e lúdico e são sempre bem vindos.



4.Almofadas, brinquedos e livros artesanais que além de enfeitar o quartinho da garotada, podem ajudar a contar as estorinhas ao brincar e  antes de dormir.












Assim  de forma natural, nossas crianças aprendem a ser organizadas  e cuidadosas com seu espaço. Como parte normal de sua rotina e não como uma obrigação chata que tem que cumprir após os momentos alegres brincando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.