07 setembro 2013

Prá não dizer que não falei de cores.... nos ambientes de trabalho

O uso correto da Cor no Ambiente de Trabalho é item primordial no planejamento de uma empresa ou negócio apesar de  muitas vezes ser negligenciado.
Através do esquema de cores aplicado no espaço é possível criar a imagem que a Organização ou Empresa deseja transmitir aos seus funcionários e clientes.


É possível  através das cores:

  • diferenciar os vários departamentos existentes na empresa, não só em termos de localização, mas em termos da natureza da tarefa realizada.
  •  para atividades monótonas pode-se utilizar uma composição cromática mais estimulante e para atividades de concentração uma menos estimulante. 
Estes são apenas alguns exemplos de como a cor pode ser usada para transmitir certas mensagens nos locais de trabalho.
A cor serve para melhorar e transformar os aspectos funcionais (físicos) e os aspectos formais (estéticos) do ambiente de trabalho como um significativo componente de adaptação ao trabalho, ao proporcionar uma melhor interação entre o homem, a tarefa realizada e o espaço no qual aquele está inserido.

Experimentos científicos tem demonstrado que:
 Se forem colocados dois objetos iguais a uma mesma distância, um pintado de vermelho e outro de azul, o objeto vermelho parecerá mais próximo.
 As cores escuras criam a  sensação de aproximação, enquanto que as claras dão a impressão de maior amplitude. 

A cor sendo um estímulo visual, pode evocar associações com percepções naturais de outros sentidos. A partir do conhecimento desta capacidade da cor é possível utilizá-la como uma ferramenta de transformação dos ambientes.
Estes podem ser modificados tornando-se, por exemplo, maiores ou menores, mais baixos, mais altos ou mais estreitos, entre outros, apenas com o efeito da cor.


Ao se pensar a Decoração de um ambiente de trabalho, certas perguntas são fundamentais
para se definir as cores ideais para o espaço, em detrimento apenas do fator estético ou gosto pessoal do proprietário do estabelecimento.

Qual o uso do ambiente e em que parte do dia ele será usado?
Qual atmosfera desejada?
Qual o nível de iluminação interior e qual o natural?
Quantas pessoas serão acomodadas?
Qual a faixa etária das pessoas que utilizarão este ambiente?
ƒQual o sexo destas pessoas que utilizarão?
ƒQual o estado de saúde destas pessoas?
ƒDe onde vieram estas pessoas?
ƒQual a condição econômica e social da localização do projeto e das pessoas?
ƒQuais os fatores culturais e religiosos que precisam ser considerados?
ƒQuais fatores climáticos necessitam de atenção?
ƒQual a coisa mais importante que as coisas precisam realizar (acalmar, revigorar, convidar a caminhar, induzir a concentração)?

A cor também pode ser utilizada para influenciar o consumo:
Mais detalhes nas próximas postagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.