11 maio 2013

Casamento

Maio mês de muitos casamentos então aqui vai uma postagem sobre o posicionamento do cortejo nupcial no altar. Ou melhor... como posicionar de forma adequada os pais, padrinhos, enfim todo o cortejo e outras dicas mais...
Vejamos:
A entrada
O noivo entra com a mãe (ou alguém que a represente, na falta desta) uns 15 minutos antes da noiva. Atrás vem seus padrinhos, seu pai com a mãe da noiva e os padrinhos dela. Observe a ilustração e perceba qual a posição que cada um deve ocupar no altar. O pai do noivo ao chegar, deve ficar junto com a mãe da noiva. Quando o noivo for receber a noiva, o pai dele cruza o altar e fica ao lado da esposa. Essa troca inicial dos pais tem o simbolismo do entrelaçamento das famílias. Esse é o arranjo mais tradicional no altar, mas nada impede outras formações mais adequadas ao formato da cerimônia sempre mantendo-se o bom senso.


É importante levar em conta o espaço disponível no altar ao decidir o número de padrinhos, evitando assim que as pessoas fiquem amontoadas. O mais usado são dois casais para cada um dos noivos.
A noiva entra pelo braço de seu pai (ou, na falta deste, um irmão, tio ou padrinho, podendo inclusive optar por entrar sozinha, neste caso, a mãe da noiva entra com seu acompanhante e atrás o pai do noivo que se coloca ao lado da mãe do noivo no altar).
Os atrasos devem ser evitados ao máximo. Atrasos exagerados são um desrespeito aos convidados.
A saída
Após a cerimônia, cada noivo cumprimenta seus pais e padrinhos, cruza o altar e cumprimenta os pais e padrinhos do cônjuge. Voltam para seus lugares e ficam de frente para os convidados. Ele dá o braço direito a ela e o casal inicia a saida, seguido das damas e pajem, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos da noiva e do noivo.
O trabalho dos fotógrafos e cinegrafistas deve ser feito com discrição sem atrapalhar o bom fluxo da cerimônia.
Caso não haja recepção ou nem todos foram convidados, os noivos devem ficar na área reservada aos cumprimentos no local da cerimônia na seguinte posição: mãe e pai da noiva, noiva, noivo, mãe e pai do noivo. Se todos vão a recepção, os noivos recebem os cumprimentos na entrada do salão de festas ou visitam as mesas durante a festa.
É bem vinda a distribuição de lembrancinhas (e/ou bem casados) no final da festa com cartõezinhos de agradecimento peça presença.
Uma lembrança especial pode ser entregue aos padrinhos e pais dos noivos também.
Iniciando a vida social casados
Após a lua de mel os noivos devem enviar cartões agradecendo a presença e oferecendo a residencia (seu novo endereço) aos que compareceram ao casamento.
Devem também receber os pais, padrinhos e amigos mais íntimos para um almoço ou uma reunião informal, assim que possível, dando inicio assim a sua nova vida social.
Quando a cerimônia for íntima ou as famílias optarem por não convidar todos os amigos e parentes, os pais dos noivos devem enviar participações do casamento.

Um comentário:

  1. Catarina, que ótimas dicas, muita coisa aprendi agora, vou até ver no meu vídeo de casamento de 20 anos atrás prá ver se num dei bobeira...rsrs...
    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.