Como fazer Folheação de Ouro

Peças de madeira, gesso, cerâmica, ferro e até mesmo paredes e móveis tornam-se preciosos se revestidas com folhas de ouro. Veja a lista de material e  como executar a técnica que é simples, mas requer um pouco de paciência ,mas vale à pena pelo resultado final.
Material: (você encontra em lojas que vendem material para artesanato)
folhas de ouro, goma laca incolor, verniz mordente, tinta latex branca, aguarráz mineral, base para artesanato, pincéis chatos de cerdas macias tam. médio e grande, betume da judéia, lixa dágua nº400, retalhos de tecido macio ou malha de algodão, e a peça que será trabalhada.


Como fazer:


  1. lixe bem a peça e remova todo o pó com o auxílio do retalho macio.
  2. aplique a base para artesanato para nivelar possíveis imperfeições da superfície ,deixe secar e lixe bem, removendo todo resíduo de pó.
  3. aplique duas demãos de tinta látex branca, deixando secar entre as demãos. 
  4. aplique o verniz mordente com o pincel grande. Aguade o ponto de secagem, que deverá ficar aderente (grudento) quando tocado. 
  5. com o pincel médio seco, aplique as folhas de ouro delicadamente  preenchendo toda a peça ou somente as partes que deseja folhear (para  fazer só detalhes) alisando com o próprio pincel. Espere secar.
  6. aplique duas demãos de goma laca sobre toda a peça, deixando secar bem.
  7. finalize passando o betume, um pouco diluido na aguarráz, em toda a peça e retire os excessos  cuidadosamente com o tecido macio.



    Comentários

    1. Olá amiga Catharina!
      Adorei este passo a passo,bem explicadinho!!
      parabéns!!!
      bjossss

      ResponderExcluir
    2. Oi! Gostei muito da explicação super didática e clara sobre folheação a ouro. Vou tentar numa moldura meio esquecida, que tenho aqui. Bjs

      ResponderExcluir
    3. Que bom poder trazer boas dicas. Depois manda as fotos prá gente ver como ficou. Bjs

      ResponderExcluir
    4. A goma laca deixa minha prata fosca, tens alguma outra opçao para proteção que mantenha o brilho?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tudo bom? Sugiro que vc envie um e-mail para a Acrilex ou a empresa da marca do produto que vc usou e pela uma orientação mais técnica. Bj e obrigada pelo contato.

        Excluir
      2. Tudo bom? Sugiro que vc envie um e-mail para a Acrilex ou a empresa da marca do produto que vc usou e pela uma orientação mais técnica. Bj e obrigada pelo contato.

        Excluir

    Postar um comentário

    Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

    Capas para sofá - Dicas de como fazer

    Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira