Renovando a Pintura da Casa


Escolhendo as cores


Primeiro você deve escolher a cor que combine com sua personalidade. São aquelas que trazem alguma lembrança, tenha significado e que se identifique com você e sua família;
Se sua preferência geralmente são cores escuras não tem problema, só não abuse. Pinte ambientes de rápida circulação como corredores ou uma parede para dar destaque;
Cores como o  amarelo e vermelho demonstram personalidade, então precisam ser utilizadas em ambientes ou em pontos de atração e que tenha pouca luz. Vale também equilibrá-las com suas cores complementares. Veja abaixo o disco de cores. As complementares estão em frente a elas: a cor complementar do azul é o laranja e assim por diante.


Mas antes de pintar não deixe de fazer o teste em pequeno ponto. Verifique se realmente o tom escolhido ficará no mesmo tom em sua parede, pois às vezes a cor pode mudar de acordo com a luz, iluminação, etc.
Busque dicas  para simulação de cor nos ambientes nos sites dos grandes fabricantes de tintas.
Mas  não esqueça: a cor deve combinar com você!
Agora  que você já pensou nas cores, que tal se motivar para renovar a pintura da casa? 


Vão algumas dicas:
  1. Mantenha o ambiente ventilado e se achar necessário use máscara.
  2. Escolha rolos e pincéis apropriados e de boa qualidade. Fará diferença no resultado.
  3. Cubra os móveis e o piso, contorne rodapés , janelas e portas com fita crepe.
  4. Retire os espelhos dos interruptores e  fechaduras, no caso das portas.
  5. Separe todo o material que será usado para limpar os rolos e pincéis após o uso de acordo com cada tipo de tinta. Também é importante deixar o ambiente livre de poeira e eliminar manchas mais fortes de gordura, mofo etc..
  6. Inicie a pintura  pelo teto, após a primeira demão, pinte as paredes iniciando por um dos cantos de cima para baixo. Use o pincel para as bordas, contornos, próximo ao rodapé e molduras de portas e janelas. O rolo  pintará os espaços maiores no centro das paredes e teto. Procure finalizar as demãos sem interrupção e  respeite o tempo de secagem entre uma demão e outra. Na lata das  tintas vem o tempo necessário. Leia bem, antes de iniciar o trabalho.
  7. Portas e janelas, sempre que possível devem ser pintadas logo pela manhã para secarem no decorrer do dia. Outra dica é contornar os vidros próximos às molduras com vaselina sólida para facilitar a remoção de restos de tintas.
  8. Viu? Não é nenhum bicho papão. Animados para o trabalho? E mesmo que a primeira vez não fique  um trabalho de profissional tenho certeza que você ficará bem orgulhoso (a) de olhar práquela parede com uma cor super especial que vc escolheu e ver que conseguiu dar uma cara nova e limpa ao ambiente.

Comentários

  1. Catharina, estou aqui a quebrar minha cabeça para escolher a cor que vou pintar uma parede de minha casa. Já pensei no laranja clarinho, e agora estou no rosa - ufa!, que dificuldade pra escolher :(

    ResponderExcluir
  2. Realmente não é tarefa fácil, mas quer uma dica? Procure um tecido ou papel com estampas que tenha uma combinação de cores parecida com as do seu ambiente pois ajudará a visualizar como as cores combinam entre si... Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Como é bom ver vc aqui. Caso queira fazer um comentário ou tenha alguma dúvida sobre a postagem fique a vontade. Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira