Cozinhas livre de fumaça e gordura é possível?


O principal objetivo de qualquer exaustão para cozinhas é diminuir a quantidade de fumaça e gordura, e para que esse objetivo seja alcançado, é necessário conhecer os tipos de exaustão disponíveis no mercado e definir o método mais adequado para sua cozinha. Ainda mais se sua cozinha for aberta ou do tipo americana, quando a coifa será item primordial.
Conheça os métodos disponíveis no mercado para uma opção segura dentro das necessidades e possibilidades técnicas de sua cozinha.
  • Coifas
    Disponíveis nas versões com motor (Exaustão Forçada), com filtros permanentes de alumínio, iluminação, dutos necessários para conduzir o ar para fora da cozinha (dutos alumínio anti-chama 5″ ou 6″ ), sendo necessário para isso instalar os dutos antes da colocação do gesso.
    As melhores marcas tem capacidade de exaustão (em metros cúbicos/hora) na variação de 80% a 90% de eficiência.
    Cata 1020 m³/h
    Falmec 1000m³/h
    Franke 900 m³/h
    Fogatti 900 m³/h
    Fischer 700 m³/h
    Purificador Comum
    É o tradicional exaustor instalado sobre o fogão. Apropriado para locais onde não existe possibilidade de instalar dutos. Ele dispõe de dois filtros, um de poliéster bidim para reter a gordura e outro de carvão para reduzir os odores. Mencionamos abaixo marcas disponíveis no mercado e sua capacidade de exaustão(em metros cúbicos/hora), com variação de 25% à 30% de eficiência. Exemplos:
    • Purificador Suggar – Brasil – (270 metros cúbicos/hora)
    • Purificador Continental – Brasil – (298 metros cúbicos/hora)
    • Purificador Bosch /BS Continental – Importada – (257 metros cúbicos/hora)
    • Purificador Brastemp – Brasil – (260 metros cúbicos/hora)


    Purificador Eletrostático
    Dispensa os dutos da mesma forma que o purificador comum. Ele funciona com duas placas metálicas que atuam como filtros, nas quais passa uma corrente elétrica, formando um campo eletrostático para ionizar o ar. Quando o ar é captado, as partículas de pó e gordura são atraídas pelas placas onde se aderem. Sua eficiência depende de limpezas realizadas de 4 em 4 meses ou de 6 em 6 meses dependendo da quantidade de fritura realizadas. Entretanto, esse trabalho requer todo cuidado e atenção, uma vez que o equipamento acumula cargas de alta voltagem. Recomendamos aguardar 15 minutos após o uso para se efetuar a limpeza.
    Depurador
    Funciona como um purificador comum, mas pode ser acoplado a dutos, transformando-se automaticamente numa coifa. Disponíveis medidas-padrão para fogões de quatro e seis bocas. Também com o filtro de poliéster e carvão ativado. As marcas disponíveis são alguns modelos do purificador comum, de acordo com as informações do fabricante. Exemplos:
    • Depurador Suxxar
    • Depurador Themarco
    • Depurador Pulsar
    Existem outras marcas de coifa no Brasil, mas que ainda não superaram as importadas em tecnologia, com 60% a 70% de eficiência.
    A melhor maneira de se fazer a exaustão da cozinha com eficiência é por meio de uma coifa com duto que leva o ar para fora da mesma. Desta forma eliminamos a gordura, a fumaça, o cheiro desagradável, o calor e a umidade, que são levados através da tubulação para fora do ambiente,renovando assim o ar do local.
    Observação:
    O carvão ativado só elimina o cheiro, deixando os outros resíduos dentro da cozinha.
    Opções para a Saída do Duto
    a) pelo teto b) pelas laterais c) pelo forro d) pela parede



    Muito Importante!
    É mais difícil ter uma boa exaustão usando coifa sem tubulação e apenas com o filtro de  carvão ativado. Sua eficiência cai em torno de 50%. Mas  as grandes marcas de coifas importadas (muitas já com  fábrica no Brasil) possuem capacidade muito boa de exaustão mesmo quando usadas como depurador (sem dutos que levem a gordura para fora do ambiente) e com  vazão acima de 700 m³/h, são silenciosas e com bom sistema de iluminação tornando-se assim, a opção mais adequada .
     A potência do motor da coifa recomendada para a perfeita exaustão de uma cozinha é acima de 270 W.
    Outro fator fundamental é observar o nível de ruído do aparelho. E também a distância (da saída de ar da coifa até chegar ao ponto de eliminação externa)  dos dutos é fator que influencia muito o desempenho e ruído da coifa.
    Informe-se também sobre o custo do filtro de carvão para troca (geralmente a cada 4-6 meses dependendo da frequência de uso).
    Procure sempre consultar o manual, SAC dos fabricantes ou mesmo empresas que fazem instalação que costumam ter engenheiros que podem esclarecer suas dúvidas.

    Os dados acima foram coletados das seguintes fontes de informação:
    • Revista casa e Jardim 2000
    • Revista Casa Cláudia – Maio de 1994
    • Revista Arquitetura e Construção 2000
    • Instituto Tecnológico da USP – Engenharia
    • Instituto Tecnológico da UFES – Engenharia
    • Estudos pessoais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tecido você precisa comprar para fazer uma cortina?

Capas para sofá - Dicas de como fazer

Faça Você Mesmo Uma Capa para Cadeira