29 setembro 2013

Vale a pena conhecer....

As lindas imagens que vemos são fotos feitas no Forte de Copacabana. Vistas lindas. Inaugurado em 28 de setembro de 1914, o Forte de Copacabana nasceu da necessidade de reforçar as defesas da Baía de Guanabara. Mais de noventa anos depois, o que antes era defesa, hoje, é cultura. O Forte abriga um pequeno centro cultural que mantém atividades de música, teatro e recreação. Está com exposição sobre a construção do Cristo Redentor. Um passeio que vale a pena.










17 setembro 2013


Moveis de linhas retas compõe muito bem vários estilos de decoração. Quando são coloridos ficam ainda mais charmosos e dão vida a qualquer ambiente. Não me sinto confortável em espaços com muita informação visual, isto é, com excesso de móveis, quadros, enfim objetos espalhados em profusão. Mas adoro dar um up na decoração incluindo móveis com estilo retro, vintage ou simplesmente colorir um móvel já existente para dar destaque a um cantinho da casa. O cuidado especial deve-se ter na escolha da cor pois deve estar em sintonia com todos os objetos: estofados, tapetes, outros móveis e até quadros e não apenas com a cor das paredes e piso. Veja que lindos exemplos que podem compor super bem com vários tipos de casas e decorações:
Lindos, não? Inspire-se e dê uma renovada naquele seu móvel. Todos os móveis são da www.dactylo.com.br e da www.terraasia.com.br

11 setembro 2013

Quarto de Menina atemporal

Estudo de Projeto





Compartilhando estudo de projeto que estou desenvolvendo para um quarto infantil de menina com planta em formato diferenciado. O piso em parquê será mantido, apenas renovado. Papel de parede para destacar a área de dormir do quarto (padronagem ainda está sendo escolhida). O projeto prevê erguer duas falsas paredes em drywall  atrás da cama e atrás do guarda roupa para deixar o formato do quarto mais agradável visualmente. Embora se perca um pequeno espaço nestes cantos, não influenciará tanto pois seriam praticamente "cantos mortos",devido o formato, visto os clientes desejarem um projeto bonito, contemporâneo e funcional que a filha possa usufruir por longos anos,mas dentro de um orçamento limitado. Assim, a sugestão visa economizar com marcenaria pois pode-se utilizar móveis prontos sem comprometer o conforto e beleza do espaço. O nicho, embutido na falsa parede acima da cama, fica a 1,50m do piso para permitir fácil acesso e possui fundo espelhado e mede 1m x 28 cm de profundidade. No hall de entrada do quarto, espelho com formato antiguinho  faz charme e traz um pouco de luminosidade e ao espaço. A escrivaninha é encimada por painel em madeira clara com tv e prateleiras para DVD, itens decorativos e joguinhos. Guarda roupa com porta de correr com 1,80m. A bicama é para poder receber as amigas e o pufe redondo completam a decoração. Então, aprovam?

07 setembro 2013

Prá não dizer que não falei de cores.... nos ambientes de trabalho

O uso correto da Cor no Ambiente de Trabalho é item primordial no planejamento de uma empresa ou negócio apesar de  muitas vezes ser negligenciado.
Através do esquema de cores aplicado no espaço é possível criar a imagem que a Organização ou Empresa deseja transmitir aos seus funcionários e clientes.


É possível  através das cores:

  • diferenciar os vários departamentos existentes na empresa, não só em termos de localização, mas em termos da natureza da tarefa realizada.
  •  para atividades monótonas pode-se utilizar uma composição cromática mais estimulante e para atividades de concentração uma menos estimulante. 
Estes são apenas alguns exemplos de como a cor pode ser usada para transmitir certas mensagens nos locais de trabalho.
A cor serve para melhorar e transformar os aspectos funcionais (físicos) e os aspectos formais (estéticos) do ambiente de trabalho como um significativo componente de adaptação ao trabalho, ao proporcionar uma melhor interação entre o homem, a tarefa realizada e o espaço no qual aquele está inserido.

Experimentos científicos tem demonstrado que:
 Se forem colocados dois objetos iguais a uma mesma distância, um pintado de vermelho e outro de azul, o objeto vermelho parecerá mais próximo.
 As cores escuras criam a  sensação de aproximação, enquanto que as claras dão a impressão de maior amplitude. 

A cor sendo um estímulo visual, pode evocar associações com percepções naturais de outros sentidos. A partir do conhecimento desta capacidade da cor é possível utilizá-la como uma ferramenta de transformação dos ambientes.
Estes podem ser modificados tornando-se, por exemplo, maiores ou menores, mais baixos, mais altos ou mais estreitos, entre outros, apenas com o efeito da cor.


Ao se pensar a Decoração de um ambiente de trabalho, certas perguntas são fundamentais
para se definir as cores ideais para o espaço, em detrimento apenas do fator estético ou gosto pessoal do proprietário do estabelecimento.

Qual o uso do ambiente e em que parte do dia ele será usado?
Qual atmosfera desejada?
Qual o nível de iluminação interior e qual o natural?
Quantas pessoas serão acomodadas?
Qual a faixa etária das pessoas que utilizarão este ambiente?
ƒQual o sexo destas pessoas que utilizarão?
ƒQual o estado de saúde destas pessoas?
ƒDe onde vieram estas pessoas?
ƒQual a condição econômica e social da localização do projeto e das pessoas?
ƒQuais os fatores culturais e religiosos que precisam ser considerados?
ƒQuais fatores climáticos necessitam de atenção?
ƒQual a coisa mais importante que as coisas precisam realizar (acalmar, revigorar, convidar a caminhar, induzir a concentração)?

A cor também pode ser utilizada para influenciar o consumo:
Mais detalhes nas próximas postagens.


04 setembro 2013

Cortinas no Varão - Instalação

O vídeo mostra como várias formas de instalar cortinas no varão e dar ao ambiente um toque moderno. Vale a pena assistir.

http://youtu.be/n8NWBL0wd0o